Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Information system on tuberculosis: data completeness spatial analysis in the state of Paraná, Brazil / Sistema de información sobre tuberculosis: análisis espacial de la completitud de los datos en el estado de Paraná, Brasil / Sistema de informação em tuberculose: análise espacial da completude dos dados no estado do Paraná

Silva, Marcelle Saldanha da; Arcoverde, Marcos Augusto Moraes; Andrade, Rubia Laine de Paula; Zilly, Adriana; Villa, Tereza Cristina Scatena; Silva-Sobrinho, Reinaldo Antonio.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e20200538, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1287897
RESUMO

Objetivo:

Analisar espacialmente a completude do Sistema de Informações de Agravos de Notificação referentes à tuberculose no Paraná com foco na região de fronteira.

Método:

Estudo composto por casos notificados da doença tratados no Paraná entre 2008-2017. A completude das variáveis classificou-se em excelente (<5% de incompletude), boa (5 a <10%), regular (10 a <20%), ruim (20 a 50%) e muito ruim (>50%). Utilizou-se Moran global para correlação espacial e analisou-se associação local. Utilizou-se regressão logística para avaliar associação espacial das variáveis com a fronteira e, para as variáveis significativas, realizou-se regressão logística múltipla. O estudo atende à resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados:

Houve correlação "alto-alto" para escolaridade, baciloscopia de 2º e 6º mês na macrorregional Leste de saúde e correlação "alto-alto" na macrorregional Noroeste para baciloscopia de 2º mês e teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Não houve associação espacial com a fronteira.

Conclusão:

Identificou-se completude insatisfatória no banco de dados e conglomerados, indicando associação espacial da incompletude de algumas variáveis, porém, sem relação com a fronteira. Não houve piora da completude ou do encerramento dos casos relacionado a essas regiões.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1