Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The effect of educational technology use to guide parturient women's companions: a randomized controlled study / Efecto de la aplicación de la tecnología educacional en la orientación de acompañantes de parturientas: estudio aleatorio controlado / Efeito da aplicação de tecnologia educativa para orientação de acompanhantes de parturientes: estudo randomizado controlado

Silva, Laise Ramos e; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira; Nicolau, Ana Izabel de Oliveira; Teles, Liana Mara Rocha; Ribeiro, Gabriela Lima; Damasceno, Ana Kelve de Castro.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03666, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1287957
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a atuação do acompanhante no processo de parturição, comparando a influência da utilização de uma tecnologia educativa.

Método:

Ensaio clínico randomizado controlado uni-cego, em que 73 participantes foram divididos em dois grupos, sendo 35 no grupo intervenção e 38 no grupo comparação. Para a análise dos grupos, foram utilizados os testes qui-quadrado e Fisher nas variáveis categóricas e o teste t de Student ou Mann-Whitney nas variáveis contínuas.

Resultados:

Na comparação da vivência e do apoio prestado, verificou-se que não houve diferença entre os grupos em relação ao nível de apoio (p=0,48) e à satisfação com a experiência de acompanhar o processo de parto (p=0,19). Contudo, houve diferença quanto à insegurança em acompanhar (p=0,00) e à preocupação em relação ao estado de saúde da parturiente (p= 0,00).

Conclusão:

Os acompanhantes que receberam a intervenção com a tecnologia educativa foram mais propícios à utilização de ações de apoio físico, emocional e de intermediação. Registro de Ensaios Clínicos Brasileiros UTNU1111-1231-8695.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1