Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepción de los padres acerca del estado de salud y bienestar de sus hijos adolescentes de 15 a 18 años / Parents' perception of the state of health and wellbeing of their adolescent children aged 15 to 18 years / Percepção dos pais sobre o estado de saúde e bem-estar de seus filhos adolescentes de 15 a 18 anos

Jaimes-Valencia, Mary Luz; Saavedra-Rey, Yorlenis; Rincón-Pabón, Leidy Tatiana; Arguello-Duarte, John Freddy; Fajardo-Natez, Socorro; Piratoba-Hernández, Blanca.
MedUNAB ; 24(2): 203-219, 20210820.
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1291969
Introdução. O termo "autopercepção do estado de saúde" refere-se às informações fornecidas pelo indivíduo sobre seu estado de saúde de acordo com seus conhecimentos e interpretações e, em outras ocasiões, fornecidas pelos pais ou responsáveis. O objetivo deste estudo é descrever a percepção que os pais têm sobre o estado de saúde e bem-estar de seus filhos na idade escolar de 15 a 18 anos. Metodologia. Estudo qualitativo, utilizando a técnica de grupo focal. Com a participação de 10 pais de adolescentes escolarizados entre 15 e 18 anos de uma instituição de ensino pública na cidade de Bucaramanga, Santander. Resultados. Foram identificadas 11 categorias e 6 subcategorias. Entre as categorias a serem destacadas está a tecnologia que, segundo os pais, apresenta aspectos positivos e negativos, pois afeta a saúde em dimensões como hábitos alimentares, relacionamento interpessoal, entre outras. Este componente está pouco documentado nos estudos localizados. Discussão. Nas narrativas, espiritualidade e tecnologia são identificados como aspectos que afetam a saúde de forma positiva e negativa, coincidindo com outros autores. Conclusões. Por meio das narrativas dos pais, é possível identificar que a saúde é multidimensional e é afetada por diversos componentes, inclusive psicossociais, principalmente na fase da adolescência dos filhos.
Biblioteca responsável: CO179.1