Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Preceptoria como potencializadora da integração ensino-serviço na formação em Enfermagem / Preceptorship as an enabler of teaching-service integration in nursing education / La preceptoría como facilitadora de la integración enseñanza-servicio en educación en enfermería

Vendruscolo, Carine; Araújo, Juliana Andréa Duarte; Adamy, Edlamar Kátia; Forte, Elaine Cristina Novatzki; Souza, Jeane Barros de; Geremia, Daniela Savi; Mendonça, Ana Valéria Machado; Sousa, Maria Fátima de.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(7, supl 1): 8-14, out. 2021. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1293166

Objetivo:

Desvelar as contribuições da preceptoria para a integração ensino-serviço na formação em Enfermagem.

Métodos:

Pesquisa Apreciativa, realizada com oito enfermeiras professoras e preceptoras, no contexto da Atenção Primária, em um município do Oeste de Santa Catarina. As informações foram coletadas em 2019, por meio das quatro fases do "ciclo 4D", do inglês discovery, dream, design e destiny. As informações foram gravadas e tratadas mediante análise temática com auxílio do software Atlas.ti, à luz da obra do educador Paulo Freire.

Resultados:

Os documents possibilitaram selecionar trechos significativos, associando-os a cinco code groups aproximar/dialogar; atribuições do preceptor; mão de obra; planejamento; e troca de conhecimentos. A integração ensino-serviço apresenta-se como um processo em pleno fortalecimento na região, favorecida pelo desenvolvimento de competências para a preceptoria.

Conclusão:

Ao investir-se na qualificação pedagógica dos preceptores e no diálogo entre Universidade e serviço de saúde, torna-se tangível um destino favorável à formação em Enfermagem. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2