Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Círculo de Cultura: "Lugar de Fala" das enfermeiras no enfrentamento à COVID-19 / Circle of culture: "place of speech" of nurses facing covid-19 / Círculo de cultura: "lugar de habla" de enfermeras para enfrentar el covid-19

Vendruscolo, Carine; Souza, Jeane Barros de; Zocche, Denise Antunes Azambuja; Geremia, Daniela Savi; Heidmann, Ivonete Terezinha Schulter Buss; Korb, Arnildo; Mendonça, Ana Valéria Machado; Sousa, Maria Fátima de.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(7, supl 1): 93-98, out. 2021. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1337770

Objetivo:

Relatar a experiência de um Círculo de Cultura virtual para promover a saúde de enfermeiras, diante dos desdobramentos da Coronavirus Disease 2019.

Método:

Realizou-se um Círculo de Cultura virtual em abril de 2020, com a participação de 15 enfermeiras, residentes em Santa Catarina, Brasil. Para tanto, percorreu-se as três etapas do Itinerário de Paulo Freire por meio de uma analogia com as partes de um estetoscópio o diafragma (Investigação Temática); o tubo de condução (Codificação e Descodificação); e as hastes e olivas (Desvelamento Crítico).

Resultados:

A dialogicidade do Círculo de Cultura resultou em um tem gerador "lugar de fala" no enfrentamento da COVID-19. As enfermeiras refletiram sobre o seu papel durante a pandemia, destacando sua influência sobre usuários e outros profissionais, por seus conhecimentos científicos e protagonismo no cuidado em saúde. Considerações finais Estimulou-se a compreensão sobre o "lugar de fala" da Enfermagem durante a pandemia e a importância de seu fortalecimento. O Círculo de Cultura virtual destacou-se como uma possibilidade de promoção da saúde em situações de restrição social. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2