Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevenção Quaternária: da medicalização social à atenção integral na Atenção Primária à Saúde / Prevención Cuaternaria: de la medicalización social a la atención integral en Atención Primaria de Salud / Quaternary Prevention: from social medicalization to integral care on the Primary Health Care

Schopf, Karina; Vendruscolo, Carine; Silva, Clarissa Bohrer da; Geremia, Daniela Savi; Souza, Aline Lemes de; Angonese, Lucas Lasta.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 26: e20210178, 2022. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1339878
Resumo Objetivo conhecer as percepções e perspectivas dos profissionais da saúde para o desenvolvimento da Prevenção Quaternária na Atenção Primária à Saúde. Método Pesquisa Apreciativa, que aplicou as fases do "ciclo 4-D", na língua inglesa discovery, dream, design e destiny. Este artigo analisa os resultados referentes à fase discovery (descoberta), de cujos dois encontros correspondentes participaram nove profissionais da Atenção Primária. Realizou-se análise de conteúdo, seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos dados. Resultados a Prevenção Quaternária representa uma potencialidade na inovação da atenção, com possibilidade de reduzir a medicalização social, que ocorre mediante a sobremedicalização, sobrediagnósticos e sobretratamentos. Como perspectivas, é apresentada a necessidade de conscientização da sociedade e dos profissionais sobre esses excessos e de (re) posicionamento da indústria, do mercado e da mídia sobre o significado de "estar saudável". Conclusão e implicações para prática é necessário atentar para a ética na prestação de cuidados quanto ao rastreio, diagnóstico e tratamento de doenças. A Prevenção Quaternária tem potencial para reverter um modelo hegemônico em relação ao cuidado de indivíduos e famílias ao fomentar a integralidade. A Enfermagem, como prestadora do cuidado, junto com a equipe multiprofissional, deve incorporar ações de Prevenção Quaternária em suas práticas.
Biblioteca responsável: BR442.1