Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Circle dancing in the everyday life of the elderly person / Danza circular en la vida cotidiana del anciano / A dança circular no quotidiano da pessoa idosa

Silva, Kelly Maciel; Nitschke, Rosane Gonçalves; Durand, Michelle Kuntz; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Winters, Joanara Rozane da Fontoura; Tholl, Adriana Dutra; Moncada, Maria Josefa Arcaya.
Texto & contexto enferm ; 30: e20200409, 2021.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1341738
RESUMO

Objetivo:

compreender o quotidiano da pessoa idosa que vivencia a Dança Circular.

Método:

pesquisa qualitativa, do tipo interpretativo, fundamentada na Sociologia Compreensiva e do Quotidiano. A coleta de dados ocorreu entre setembro de 2016 e março de 2017 por meio de entrevistas em profundidade e observação participante. Os participantes da pesquisa totalizaram 20 pessoas, sendo 17 idosas praticantes e três focalizadoras de Dança Circular nas rodas das Unidades Básicas de Saúde de um município do sul do Brasil. A análise dos dados contemplou momentos de análise preliminar, ordenação, ligações-chave, codificação e categorização.

Resultados:

foram evidenciadas duas categorias temáticas O quotidiano da pessoa idosa; Vivenciando a Dança Circular no quotidiano. O quotidiano das pessoas idosas é envolvido por atividades domésticas, cuidados à família, trabalho voluntário, grupos de convivência e atividades físicas. Vivenciando a Dança Circular, os idosos expressaram que esta trouxe mudanças, tornando-os mais equilibrados, tranquilos, alegres, atentos, interativos, com alívio das dores e melhora das suas relações familiares e sociais.

Conclusão:

a Dança Circular no quotidiano da pessoa idosa traz modificações emocionais, físicas, sociais e, principalmente, familiares na sua maneira de viver o dia a dia, tornando-o mais positivo, amoroso e sensível, mais saudável, contribuindo para a promoção da saúde e uma vida com melhor qualidade.
Biblioteca responsável: BR17.1