Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aplicabilidade do Processo de Enfermagem na atenção hospitalar: interface com as melhores práticas / Applicability of the Nursing Process in hospital care: interface with best practices / Aplicabilidad del Proceso de Enfermería en la atención hospitalaria: interfaz con las mejores prácticas

Machado, Susane Karine Kerckoff; Adamy, Edlamar Kátia; Pertille, Fabiane; Argenta, Carla; Silva, Clarissa Bohrer da; Vendruscolo, Carine.
Rev. enferm. UFSM ; 12: e2, 2022. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1344115

Objetivo:

analisar a aplicabilidade do Processo de Enfermagem em interface com as melhores práticas.

Método:

estudo transversal, realizado com 146 enfermeiros(as), mediante questionário estruturado tipo survey, aplicado entre maio e setembro de 2019, analisado por estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

dos 146 enfermeiros(as), 115 (78,8%) realizavam o Processo de Enfermagem, sendo que 73 (50%) aplicavam as cinco etapas do Processo de Enfermagem. Destes 115, prevaleceram as etapas de coleta de dados 110 (95,7%) e implementação do cuidado 104 (90,4%). Houve associação significativa entre a aplicação das etapas do Processo de Enfermagem com o uso de sistemas de informação e escalas de avaliação. Algumas etapas do Processo foram associadas ao uso de Sistemas de Linguagem Padronizada e teorias de enfermagem.

Conclusão:

o Processo de Enfermagem configura-se como estratégia para consolidar as melhores práticas, fundamentando as ações em evidências científicas e nas necessidades do indivíduo mediante expertise clínica e qualificação dos registros.
Biblioteca responsável: BR568.1