Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Phallus eversion sexing in Phrynops geoffroanus (Testudines: Chelidae): a new non-invasive approach / Sexagem por eversão do falo em Phrynops geoffroanus (Testudines: Chelidae): uma nova abordagem não invasiva

Lima, M S C S; Santos-Sousa, C A; Pederassi, J; Barbosa, D B S; Frazão-Sobrinho, J M; Souza, C A S; Amorim, I A; Andrade, J S; Abreu-Júnior, A N G.
Braz. j. biol ; 84: e249808, 2024. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-1345554
Resumo A sexagem das espécies é uma ferramenta importante para o manejo populacional. Em tartarugas, cágados e jabutis, a sexagem geralmente é feita de acordo com características secundárias, como morfologia do plastrão ou técnicas de eversão do falo. Neste artigo, apresentamos o método de eversão do falo e comparamos sua eficiência com outras técnicas existentes. Este novo método visa encurtar o tempo de manejo e reduzir os efeitos colaterais físicos nos animais, promovendo o manejo clínico e reprodutivo do cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus) e espécies relacionadas. Uma amostra de cinquenta indivíduos foi coletada na região central do estado do Piauí, Nordeste do Brasil. O método proposto consiste em remover a cabeça de sua posição de repouso. Os métodos que obtiveram índice de sucesso superior a 80% foram comparados entre si quanto ao tempo de estimulação necessário para a eversão do falo. O método aqui proposto alcançou 100% de eficiência na determinação do sexo de espécimes com comprimento de carapaça linear entre 10 e 34 cm. Além disso, quando comparado ao segundo método mais eficiente, reduziu substancialmente o tempo necessário para o manejo dos espécimes (91%), evitando possíveis sequelas nos indivíduos manuseados.
Biblioteca responsável: BR1.1