Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas de cuidado realizadas por pessoas que convivem com o câncer / Care practices performed by people living with cancer / Prácticas de cuidado realizadas por personas que viven con câncer

Minuto, Janaína do Couto; Ceolin, Teila; Mercali, Laura Mariana Fraga; Bonow, Camila Timm; Lopes, Caroline Vasconcelos; Azevedo, Norlai Alves.
J. Health NPEPS ; 6(2)dez. 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-1349310
RESUMO

Objetivo:

conhecer as práticas de cuidado realizadas por pessoas que convivem com o câncer.

Método:

estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Os dados foram coletados no domicílio dos 11 participantes, em maio de 2017, através de entrevista semiestruturada gravada. As informações foram analisadas por meio da análise operativa.

Resultados:

foi possível conhecer as práticas comuns e inovadoras de cuidados por pessoas que convivem com o câncer, utilizadas em regiões mais distantes dos centros urbanos. Sendo práticas comuns, aquelas como hábitos de vida saudáveis, não beber e não fumar, cuidados com a alimentação e com os extremos de temperatura. E práticas inovadoras, como o uso de plantas medicinais, para aliviar sinais e sintomas; religiosidade e espiritualidade, fortalecendo o emocional e encorajando-os em busca da cura.

Conclusão:

as práticas de cuidado são utilizadas conforme a necessidade de cada pessoa, sendo observado o incremento das práticas integrativas complementares. Essas práticas podem ser utilizadas simultaneamente, tanto aquelas oferecidas pelo sistema formal, quanto pelo sistema informal de saúde
Biblioteca responsável: BR1972.9