Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implantação de usinas hidrelétricas em Santa Catarina: impactos na saúde da população atingida / Implementation of hydroelectric plants in Santa Catarina: impacts on the health of the affected population

Nothaft, Simone Cristine dos Santos; Andrioli, Denise Catarina; Lutinski, Junir Antonio; Grisotti, Márcia; Cunha, Guilherme Farias; Busato, Maria Assunta.
Aletheia ; 54(2): 55-66, jul.-dez. 2021. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1349943
RESUMO A construção de usinas hidrelétricas causa modificações no ambiente alterando o território, e impactando nas políticas públicas locais. As transformações ocorrem no contexto social, cultural e de saúde da população. O objetivo do estudo é analisar os impactos na saúde ocasionados pela construção de usinas hidrelétricas. Trata-se de um estudo quantitativo com a utilização de uma matriz de saúde ambiental como instrumento para coleta e análise de dados. Os dados são relativos ao período de cinco anos anteriores, que correspondem ao período de construção e posteriores à construção das usinas. A pontuação obtida no estudo por meio da matriz de saúde indicou que as usinas hidrelétricas apresentam severo impacto à saúde, considerando as condições locais ambientais, socioeconômicas e a potencial frequência de incremento ou surgimento de doenças. Os períodos correspondentes aos anos de construção e após a instalação das usinas hidrelétricas são os que apresentaram maior impacto negativo na saúde.
Biblioteca responsável: BR85.1