Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Morbidade neonatal near miss em um serviço de perinatologia / Morbilidad de near miss neonatal en un servicio de perinatología / Near miss neonatal morbidity in a perinatology service

Brasileiro, Ana Luísa Pereira; Rafael, Eremita Val; Santos, Marinese Herminia; Costa, Michel Santos; Rabelo, Paula Kaline Torres; Vasconcelos, Yasmin Gonçalves Ramos.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 25(284): 7092-7096, jan-2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1371107
OBJETIVO: identificar os casos de morbidade neonatal near miss em um serviço de Perinatologia do estado do Maranhão. MÉTODO: pesquisa descritiva e transversal de abordagem quantitativa, realizada a partir da análise dos dados de recém-nascidos internados na Unidade Neonatal de um Serviço de Perinatologia no período de 2017 a 2018. As análises estatísticas foram processadas no programa estatístico STATA versão 14.0. RESULTADOS: o peso ao nascer <1500g foi a variável que mais classificou casos de near miss neonatal, seguido pela variável de idade gestacional <34 semanas. Os resultados obtidos demonstraram associação entre hipertensão gestacional e peso ao nascer; hipertensão gestacional e idade gestacional ao nascer; parto cesáreo e Apgar no 5o minuto ≥ 7; parto cesáreo e sexo masculino. CONCLUSÃO: observou-se a importância da abordagem near miss neonatal para a compreensão ampliada da morbimortalidade neonatal e fatores associados.(AU)
Biblioteca responsável: BR1505.9
Localização: BR1505.9