Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ambiente de prática profissional dos enfermeiros em hospitais universitários brasileiros: estudo transversal multicêntrico / Ambiente de práctica profesional de los enfermeros en hospitales universitarios brasileños: estudio transversal multicéntrico / Nurses' professional practice environment in Brazilian university hospitals: a multicenter cross-sectional study

Camponogara, Silviamar; Santos, José Luís Guedes dos; Balsanelli, Alexandre Pazetto; Moura, Lenize Nunes; Schorr, Vanessa; Mello, Thailini Silva de; Imasato, Lais Hitomi; Freitas, Etiane de Oliveira.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 35: eAPE0333345, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1374005
Resumo Objetivo Analisar e comparar o ambiente da prática profissional de enfermeiros de três hospitais universitários do Brasil e verificar possíveis associações com variáveis sociodemográficas e profissionais. Métodos Estudo multicêntrico, transversal com abordagem quantitativa, realizado com 427 enfermeiros de três hospitais universitários das regiões sul e sudeste do Brasil, por meio da aplicação do Nursing Work Index Revised (NWI-R). Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. Resultados As médias do NWI-R e suas subescalas das três instituições foram menores que 2,5. A média na subescala "Autonomia" no hospital do Rio Grande do Sul (2,25) é maior quando comparada com a média do hospital de São Paulo (2,01), e a média na subescala "Relações Médico-Enfermeiro" no hospital Rio Grande do Sul (2,30) é maior do que as demais médias (média SP 1,99 e média SC 2,09). Conclusão Conclui-se que o ambiente das instituições investigadas é favorável à prática profissional dos enfermeiros, pois tem autonomia, controle sobre o ambiente, boas relações com os médicos e suporte organizacional. A percepção do ambiente de prática está relacionada ao tempo de trabalho e intenção de deixar o emprego.
Biblioteca responsável: BR1.2