Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Situação programática na perspectiva da vulnerabilidade em saúde: validação de banco de itens / Situación programática desde la perspectiva de la vulnerabilidad en salud: validación del banco de ítems / Programmatic situation from the perspective of health vulnerability: Item database validation

Azevedo, Samir Gabriel Vasconcelos; Florêncio, Raquel Sampaio; Cestari, Virna Ribeiro Feitosa; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 26: e20210347, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1375411
RESUMO Objetivo Validar banco de itens para avaliação da situação programática na perspectiva da vulnerabilidade em saúde. Método Estudo de validação realizado em 2021. Construíram-se duas scoping reviews para identificar definições operacionais e, após, realizaram-se reuniões com os autores para formular itens. Em seguimento, enviaram-se os itens via Google Forms para especialistas com expertise na área de vulnerabilidade em saúde ou construção e validação de instrumentos. Para validar os itens, utilizou-se coeficiente de validade de conteúdo, teste binomial, além do coeficiente de correlação intraclasse para verificar confiabilidade, todos via SPSS® versão 25. Resultados Sete especialistas retornaram com avaliações dos itens nos critérios clareza da linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Dos 88 itens organizados nos subconceitos infraestrutura e processo de trabalho, a maior parte foi modificada por sugestão dos especialistas e teve coeficiente de validade de conteúdo maior que 0,80. O coeficiente de correlação intraclasse foi 0,80 para clareza, 0,94 para pertinência e 0,92 para relevância (p < 0,05). Dois itens foram excluídos após reunião dos autores para consenso sobre os itens do banco final e dez foram mesclados. Conclusão e implicação para prática O banco de itens foi validado internamente e houve boa confiabilidade entre os juízes, possibilitando o uso por profissionais da saúde para investigar a vulnerabilidade.
Biblioteca responsável: BR442.1