Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Professionals' beliefs in patient involvement for hospital safety / Creencias de los profesionales en el involucramiento del paciente para la seguridad hospitalaria / Crenças dos profissionais no envolvimento do paciente para a segurança hospitalar

Teixeira, Cristiane Chagas; Bezerra, Ana Lúcia Queiroz; Paranaguá, Thatianny Tanferri de Brito; Afonso, Thaisa Cristina.
Rev. bras. enferm ; 75(4): e20210359, 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1376589
RESUMO Objetivos: analisar as crenças dos profissionais de saúde acerca dos benefícios do envolvimento do paciente na assistência durante a hospitalização. Métodos: estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 87 profissionais de saúde de um hospital de ensino. Realizou se entrevista semiestruturada, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 — dados submetidos à análise de conteúdo e interpretados à luz do Modelo de Crenças em Saúde de Rosenstock. Resultados: participaram técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, dentre outros profissionais. Emergiram as categorias "Crenças dos profissionais sobre o envolvimento do paciente no cuidado", "Práticas de envolvimento do paciente no cuidado" e "Fatores favoráveis ao envolvimento do paciente no cuidado hospitalar". A percepção dos profissionais desvelou influência do envolvimento do paciente nos desfechos assistenciais e benefícios para a segurança assistencial. Considerações Finais: envolver o paciente no cuidado está associado à crença do profissional de saúde nos benefícios dessa prática para a redução de incidentes.
Biblioteca responsável: BR21.1