Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consequências do parto cesárea sem indicação clínica / Consequences of cesarean delivery without clinical indication / Consecuencias de la cesárea sin indicación clínica

Ferreira, Ana Luisa Sousa; Ribeiro, Leila Batista; Alves, Amanda Ávila Teixeira; Neves, Wanderlan Cabral; Silveira, Yanne Gonçalves Bruno; Barbosa, João de Sousa Pinheiro; Lopes, Alberto César Da Silva; Ferreira, Marcus Vinícius Ribeiro.
REVISA (Online) ; 11(2)2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1379298

Objetivo:

analisar o conhecimento sobre as consequências do parto cesárea sem indicação clínica por mulheres da rede privada.

Método:

A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e método descritivo seguindo os pressupostos de Minayo.

Resultados:

A coleta de dados ocorreu em uma página virtual da rede social Facebook designada Espaço Gestante. Teve como critérios de inclusão para participar mulheres que tiveram parto cesárea sem indicação clínica e que tiverem idade igual ou superior a 18 anos, que aceitaram o convite e concordaram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A entrevista ocorreu por meio da ferramenta de formulário Google Forms, onde as participantes responderam a um questionário de 7 perguntas norteadoras. A análise de dados ocorreu concomitantemente a coleta de dados, seguidamente foram transcritos e agrupados conforme a semelhança. Nos resultados foram entrevistadas 5 mulheres com idade entre 23 e 42 anos, que tiveram ao menos uma cesárea.

Conclusão:

Na discussão foram apresentadas 6 categorias, dentre elas a de maior relevância a orientação sobre riscos e consequência da cesárea sem indicação clinica onde se revela divergência quanto as orientações recebidas de riscos do procedimento. É preciso ser analisado o nível de importância dado ao acesso as informações pelas mulheres sobre indicação, riscos maternos e fetais e o seu direito a participar efetivamente no processo de decisão da escolha da via de parto.
Biblioteca responsável: BR2040.1