Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mulheres na busca pelo aborto legal: rota crítica percorrida e necessidades em saúde suscitadas / Women in the search for legal abortion: critical path followed and health needs raised

Santos, Danyelle Leonette Araújo dos.
Ribeirão Preto; s.n; 2019. 226 p.
Tese em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1381994

Introdução:

inúmeras questões morais e religiosas obstaculizam o acesso das mulheres aos serviços de saúde para solicitar aborto de gravidez decorrente de estupro, apesar de, nesses casos, o procedimento ter respaldo legal.

Objetivo:

Compreender as necessidades em saúde que emergem durante a rota crítica percorrida por mulheres vítimas de violência sexual para realização do aborto legal.

Método:

estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido no Hospital Pérola Byington, localizado em São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade, mediante roteiro semiestruturado, com dez mulheres com idade superior a 18 anos, provenientes de municípios localizados fora da Região Metropolitana de São Paulo ou de outros estados brasileiros que recorreram ao referido hospital para solicitar aborto legal. As narrativas foram gravadas, transcritas e organizadas, conforme estabelecido por Pierre Bourdieu; em seguida, foram submetidas à análise de conteúdo, com apoio do Software Web Qualitative Data Analysis (WebQDA). O estudo recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Pérola Byington. Os resultados foram analisados segundo as categorias analíticas Violência de gênero, Necessidades em saúde e Organização dos serviços para enfrentamento da violência contra a mulher e acesso ao aborto legal.

Resultados:

a violência sexual apresentou-se como principal elemento motivador na busca pelo aborto legal, sendo os serviços de saúde, majoritariamente, procurados para solicitar o procedimento. A postura dos profissionais de saúde perante o pedido das mulheres baseou-se, em geral, no modelo biomédico hegemônico, desconsiderando a subjetividade inerente ao processo da rota crítica. As respostas ofertadas tiveram forte conotação religiosa e moral, expressas em atitudes de descaso que obrigavam as mulheres a peregrinar na busca por efetivação de direitos, revelando fragmentação da rede de atendimento às vítimas de violência e processos de trabalho descompassados. O Hospital Pérola Byington despontou como um espaço de acolhida e respeito, embora, em situações pontuais, constatou-se revitimização das mulheres. As necessidades em saúde suscitadas nas rotas críticas remeteram às necessidades propriamente humanas e estiveram relacionadas, principalmente, à dimensão individual, apesar de haver alguma compreensão por parte das pesquisadas acerca da influência da dimensão estrutural da sociedade nos obstáculos vivenciados nesse processo.

Conclusão:

entende-se como necessário uma reestruturação dos serviços para atuarem de modo intersetorial, em uma perspectiva de rede, visando minimizar a peregrinação das mulheres na busca por efetivação de direitos. Ainda, é fundamental a capacitação dos profissionais de saúde no intuito de sensibilizá-los para questões relacionadas às desigualdades de gênero que submetem as mulheres a diferentes formas de opressão na sociedade.
Biblioteca responsável: BR26.1