Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Olhares do Internato Médico sob os Registros dos Atendimentos às Pessoas para além da Área Adstrita

Fernandes, Denise Mota Araripe Pereira; Araújo, Alinne Mirlânia Sabino de; Assis, Lana Muriely Borges de; Souza, Vinícius Carvalho de.
Saúde Redes ; 8(Sup 1): 375-323, 20220708.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1395901

Objetivos:

pesquisa que se propõe a organizar os prontuários em saúde de moradores não adscritos à Unidade de Saúde da Família (USF) Saúde e Vida Integrada em João Pessoa-PB. A urbanização vertical adicionou usuários às equipes, pois uma morada se tornou várias, e as pessoas que passam a viver no território buscam a USF referência da comunidade. Existe inadequação do termo cotidiano "usuário fora de área", visto que ele habita o epicentro do território.

Métodos:

Trata-se de um relato de experiência que buscou narrar o cuidado ofertado para além do cadastro formal. Resultados e Discussão Os registros dos atendimentos se deram através do Registro em Saúde Orientado por Problemas (ReSOAP), acompanhados de maio a setembro de 2019, sob os olhares dos internos de medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa teve como mote o esboço criativo-organizacional de fichas de atendimento organizadas cronologicamente, orientadas por problemas e separadas por famílias. Buscou-se, através dessa tecnologia leve, fornecer cuidado longitudinal, garantia de acompanhamento e seguimento. Ao desenvolver o Prontuário de Saúde da Família dessas pessoas consideradas "fora de área", procurou-se trabalhar com o postulado da coerência, transformando o atendimento individual, o motivo de consulta em um compilado de registros dos indivíduos adequado às necessidades da pessoa no seio da família.

Conclusões:

a idealização desse prontuário não formal propiciou organização e entusiasmo estudantil e foi utilizado como fonte para cuidados longitudinais, trazendo benefícios para a formação acadêmica e para a comunidade.
Biblioteca responsável: BR1973.9