Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atuação da enfermagem obstétrica na humanização do parto eutócico / Performance of obstetric nursing in the humanization of eutocic delivery / Desempeño de la enfermería obstétrica en la humanización del parto eutócico

Dias, Joana Clara Alves; Quirino, Simone Rodrigues; Damasceno, Ana Jéssica Silva.
Enferm. foco (Brasília) ; 13(n.esp1): 1-5, set. 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1396190

Objetivo:

Identificar na literatura aspectos relacionados à atuação da enfermagem obstétrica na humanização do parto eutócico.

Métodos:

Revisão integrativa norteada pela pergunta "Como a atuação da enfermagem obstétrica corrobora para o processo de humanização do parto eutócico?". Os dados foram coletados em agosto a setembro de 2020, por meio da Biblioteca Virtual de Saúde e na Scopus através do Portal Capes, a partir de cruzamentos dos descritores "Enfermagem obstétrica" e "humanização do parto".

Resultados:

Os enfermeiros que prestam assistência obstétrica humanizada atuam na realização de práticas que respeitam a fisiologia do parto. Ademais, destacam-se por serem capazes de respeitar os direitos, escolhas e autonomia da mulher no momento do trabalho de parto. Entretanto, as boas práticas na assistência a parturiente não são uma realidade em todos os serviços de saúde, visto que nem todas as mulheres que passam por esse processo são beneficiadas com um cuidado de qualidade.

Conclusão:

A atuação da enfermagem é relevante na mudança do modelo medicalizado de atenção ao parto e nascimento para um modelo humanizado de acordo com que é preconizado pelo o Ministério da Saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2