Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepción cultural del embarazo, parto y puerperio en las comunidades de los Andes peruano / Cultural perception of pregnancy, childbirth and puerperium in the communities of the Peruvian Andes / Percepções culturais da gravidez, parto e puerpério nas comunidades andinas peruanas

Maquera Maquera, Yuselino; Calderón Torres, Alfredo; Maquera Maquera, Yolynda; Zuñiga Vásquez, María Emma; Vásquez Pauca, Mario José.
Vive (El Alto) ; 5(14): 456-469, 2022.
Artigo em Espanhol | MMyP | ID: biblio-1397544
Há vários anos, em diferentes países, a necessidade de retornar à gravidez, ao parto e ao puerpério como um processo "humanizador" tem sido expressa, para o qual se fala de desmedicalização sob a abordagem de retorno ao natural. Uma prática do povo, mas este conhecimento está sendo deslocado pela globalização. Objetivo. Reavaliação dos costumes e crenças da gravidez, parto e puerpério das mães sobre este fato têm maior confiança no uso da medicina tradicional com plantas, animais, minerais e objetos astronômicos em tratamentos terapêuticos no cuidado da criança. Materiais e métodos. A pesquisa foi indutiva, abordagem qualitativa, projeto etnográfico-descritivo, amostragem não-probabilística por especialistas. No procedimento de pesquisa, as opiniões, percepções culturais, atitudes e expectativas dos principais informantes foram interpretadas e processadas usando o software Atlas ti. Resultados. Foi determinado que a revalorização está relacionada aos costumes e crenças de nutrir o processo de gravidez, parto e puerpério ligados às divindades na tradição cultural. O papel das parteiras é decisivo para o tratamento terapêutico com o uso de plantas, minerais e animais. Neste processo, as práticas rituais são muito importantes no processo de gravidez, parto e puerpério, que são realizadas com base na tradição cultural ancestral nas comunidades dos Andes peruanos. Conclusão. Os recursos da terapia tradicional e os cuidados primários de saúde das parteiras são úteis e benéficos para os cuidados perinatais.
Biblioteca responsável: UY4.1