Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Presença do acompanhante na perspectiva da mulher durante o trabalho de parto, parto e pós-parto / Presence of a companion from the perspective of the woman during labor, birth, and postpartum / Presencia del acompañante desde la perspectiva de la mujer durante el parto, el parto y el postparto

Mazzetto, Fernanda Moerbeck Cardoso; Mattos, Taynara Bernardo de; Siqueira, Fernanda Paula Cerântola; Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques.
Rev. enferm. UFPE on line ; 16(1): [1-16], jan. 2022.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1400561

Objetivo:

Compreender, na percepção da puérpera, o significado da presença do acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto.

Método:

Estudo qualitativo, com a utilização da fenomenologia, realizado com oito puérperas.

Resultados:

Na percepção das puérperas, a presença do acompanhante gera segurança, apoio e divisão do momento com alguém; confiança, com apoio físico e emocional; fortalecimento da relação familiar; acolhida positiva e negativa do acompanhante pela equipe de saúde; busca de informações sobre o direito do acompanhante; despreparo para o parto. Considerações finais A presença do acompanhante, na perspectiva da mulher, garante apoio físico e emocional e, ainda, fortalece a relação familiar. Os acompanhantes são acolhidos pela equipe de saúde, mas, em contrapartida, estes ainda não valorizam a importância da presença daqueles. É preciso refletir sobre o desafio de garantir a presença de acompanhante e a preparação da mulher grávida para o parto humanizado.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1