Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A versão brasileira do Questionário sobre a Experiência de Parto - CEQ-2BR: adaptação, validação e confiabilidade / The Brazilian version of Childbirth Experience Questionnaire - CEQ-2BR: adaptation, validation and reliability / La versión brasileña del Cuestionario sobre la Experiencia en el Parto - CEQ-2BR: adaptación, validación y confiabilidad

Santos, Karenina Oliveira; Aguiar, Marcella Moreira; Barros, Monalisa Nascimento dos Santos; Carvalho, Frederica; Puccia, Maria Inês Rosselli; Pereira, Ana Telma.
Rev. Psicol., Divers. Saúde ; 11(1)jan. 2022. tab
Artigo em Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1417648

INTRODUÇÃO:

A avaliação sistemática das experiências das mulheres durante o parto representa uma importante estratégia para viabilizar melhorias na atenção à saúde materna e neonatal.

OBJETIVOS:

Adaptar o Childbirth Experience Questionnaire (CEQ) para o contexto brasileiro e determinar as propriedades psicométricas da versão em português (do Brasil), denominada CEQ-2BR.

MÉTODOS:

Estudo transversal com 225 puérperas recrutadas através das redes sociais. Após o consentimento informado, as participantes preencheram um formulário eletrônico, que incluía a versão preliminar da CEQ-2BR. O tratamento dos dados foi realizado através dos pacotes estatísticos SPSS e AMOS 26. A confiabilidade do CEQ-2BR foi avaliada usando o coeficiente alfa de Cronbach. Para medidas paramétricas utilizou-se o Qui-quadrado de Pearson e o T de Student e, nas medidas não-paramétricas, U de Mann Whitney. A magnitude dos coeficientes de correlação foi classificada segundo os critérios de Cohen.

RESULTADOS:

O CEQ-2BR demonstrou boa consistência interna para "autocapacidade", "suporte profissional", "segurança percebida" e "participação", tendo sido verificado que a avaliação negativa da experiência de parto aumenta em 1,9% e 2,1%, a sintomatologia ansiosa e depressiva pós-parto, respectivamente.

CONCLUSÃO:

O CEQ-2BR é uma medida válida e confiável sobre experiência de parto na população brasileira, apresenta propriedades psicométricas satisfatórias, sendo recomendado inclusive para multíparas. Houve correlação entre níveis altos de ansiedade pré-natal com experiência negativa de parto. A experiência negativa de parto explica parte das sintomatologias de ansiedade e depressão pós-parto.
Biblioteca responsável: BR333.2