Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construction and Validation of a Questionnaire to Assess the Physician-Patient Relationship and its Association with Bioethical Principles / Construcción y validación de un cuestionario para evaluar la relación médico-paciente y su asociación con los principios bioéticos / Construção e validação de um questionário para avaliar a relação médico-paciente e sua associação com os princípios bioéticos

Gómez-Guerrero, Irma Eloisa; Arroyo-Valerio, América; Panocchia, Nicola; Valdez-Ortiz, Rafael; Aguiñaga-Chiñas, Nuria; Cantú-Quintanilla, Guillermo Rafael.
Pers. bioet ; 26(1): e2619, ene.-jun. 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1422247
Resumo A relação médico-paciente é uma relação profissional interpessoal, base para a gestão da saúde. Nosso objetivo foi desenvolver um instrumento que permitisse avaliar a presença dos princípios bioéticos na atenção médica recebida na consulta de uma instituição hospitalar. O instrumento foi constituído de 21 reativos para avaliar sua confiabilidade e consistência. O coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,81 (p < 0,05); para o cumprimento dos princípios bioéticos, foi de 0,740 (p < 0,05). O questionário mostrou que a autonomia foi o princípio mais relatado (69%), depois da dignidade (67%) e da justiça (60%). A presença dos princípios da bioética ampliados torna a doença mais suportável.
Biblioteca responsável: CO304.1