Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The meaning of work for men with sickle-cell anemia and ulcers / El sentido del trabajo para hombres con anemia falciforme y úlceras falcémicas / O sentido do trabalho para homens com anemia falciforme e úlceras falcêmicas

Nascimento, Dayse Carvalho do; Garcia, Luana Ramos; Costa, Renata Nogueira; Pozza, Renee; Soares, Samira Silva Santos; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira.
Texto & contexto enferm ; 31: e20220218, 2022. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1424684
RESUMO Objetivo: analisar o sentido do trabalho para homens com anemia falciforme e úlceras falcêmicas e discutir os desafios que eles enfrentam para manterem-se no mundo do trabalho. Método: estudo qualitativo e descritivo, desenvolvido em dois cenários, um ambulatório de curativos de um hospital de grande porte e uma clínica de enfermagem em estomaterapia, ambos vinculados a uma universidade pública do Rio de Janeiro, Brasil. A coleta de dados ocorreu de agosto a novembro de 2019, por meio de entrevista semiestruturada, com 20 homens com úlceras falcêmicas. A análise lexical dos dados foi realizada a partir do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados: verificou-se a penosidade física, social e psicológica que a ferida origina nos homens que atuam no mundo do trabalho. Além disso, constatou-se que o trabalho representa um valor importante para o homem, além de ser visto como refúgio para lidar com a dor imposta pela ferida. Conclusão: o trabalho representa utilidade e satisfação, pois possibilita prover materialmente o homem e suas famílias, reafirma sua virilidade e seu domínio nos contextos familiar e social, o faz sentir-se útil e produtivo. Mas, contraditoriamente, também produz sofrimento quando esses homens precisam se manter no trabalho com dor, cansaço, vergonha e frustração decorrentes de uma doença e de uma lesão que altera sua imagem corporal e sua produtividade, além de gerar sentimento de repulsa no seu coletivo profissional.
Biblioteca responsável: BR1.1