Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Non-pharmacological measures for pain relief in childbirth: a systematic review / Medidas não farmacológicas para alívio da dor do parto: revisão sistemática

Cabral, Beatriz Távina Viana; Rocha, Mayane Cleisla dos Santos; Almeida, Vívian Rayane de Morais; Petrônio, Carlla Cilene Alves Dantas; Azevedo, Isabelle Campos de; Martins, Quenia Camille Soares; Cunha, Yúri de Araújo.
Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online) ; 23: e20210439, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1440913
Resumo

Objetivos:

avaliar a efetividade das medidas não farmacológicas utilizadas por enfermeiros obstetras para o alívio da dor durante o trabalho de parto.

Métodos:

trata-se de uma revisão sistemática realizada nas bases de dados United States National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursingand Allied Heal Literature, Scopus, Web of Science e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, os descritores foram labor pain, labor, obstetric e obstetric nursing. A busca e seleção seguiu as recomendações do PRISMA, aconteceu de agosto a setembro de 2020, foram elegíveis ensaios clínicos randomizados e foram analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

17 ensaios clínicos compuseram a amostra final, os quais destacam a utilização de medidas não farmacológicas com benefícios diversificados para o trabalho de parto, a saber terapia térmica (20%); massagem/massagem sacral (15%); exercícios em bola suíça (15%); acupressão (15%); auriculoterapia (10%); musicoterapia (10%); aromaterapia (5%); acupuntura (5%); e dança (5%).

Conclusão:

as medidas não farmacológicas encontradas nesta revisão são eficientes para promover a redução da dor durante o trabalho de parto, associando-se com a diminuição do uso de intervenções medicamentosas.
Biblioteca responsável: BR663.1