Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dietary garlic essential oil on development parameters of severum post-larvae / Óleo essencial de alho sobre os parâmetros de desenvolvimento de pós-larvas de acará severo

Campelo, Daniel Abreu Vasconcelos; Gonçalves, Isis Silva; Silva, Isamaira Costa e; De Moura, Lorena Batista; Brabo, Marcos Ferreira; Barbas, Luis André Luz; Veras, Galileu Crovatto.
Rev. bras. saúde prod. anim ; 21: e2121252020, Feb. 14, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: biblio-1493858
O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do óleo essencial de alho (OEA) sobre o desempenho produtivo e as variáveis morfométricas de pós-larvas de acará severo (Heros severus). Foi realizado ensaio de crescimento com 150 pós-larvas severas (1,6 ± 0,03 mg e 5,58 ± 0,1 mm), distribuídas em quinze aquários de 1 L, com aeração constante. Os peixes foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos, dietas contendo diferentes níveis de OEA (0,00; 0,05; 0,50; 1,00 e 1,50 g kg-1) e três repetições. As dietas foram oferecidas quatro vezes ao dia, até saciedade aparente, por 30 dias. Ao final do experimento, os peixes foram contados, pesados e medidos, para avaliação do desempenho produtivo e das variáveis morfométricas. O aumento dos níveis de OEA na dieta resultou em redução linear nos parâmetros de desempenho produtivo, com exceção da taxa de sobrevivência e uniformidade de peso e comprimento do lote, que não apresentaram diferenças significativas, assim como as variáveis morfométricas. Concentrações elevadas de OEA na dieta podem ser prejudiciais para larvas e pós-larvas de peixes, que podem ser mais sensíveis ao dano potencial que altas concentrações deste óleo essencial podem causar. Portanto, a inclusão de OEA em níveis acima de 0,05 g kg-1 em dietas para pós-larvas de acará severo não é recomendada.
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1