Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência dos Fatores de Risco e de Proteção para o Câncer entre Trabalhadores de Saúde durante a Pandemia de Covid-19 / Prevalence of Risk and Protective Factors for Cancer among Health Workers during the COVID-19 / Pandemic Prevalencia de Factores de Riesgo y Protección para el Cáncer en los Trabajadores de la Salud durante la Pandemia de la Covid-19

Portes, Leonardo Henriques; Marsico, Erika Fonseca Camargo; Paiva, Natália Santana.
Rev. Bras. Cancerol. (Online) ; 69(2): e-073643, abr.-jun. 2023.
Artigo em Espanhol, Português | LILACS, SES-SP | ID: biblio-1509719

Introdução:

A covid-19 e seus impactos são preocupantes. Os profissionais de saúde são fundamentais para controlar a disseminação da doença e o funcionamento dos serviços.

Objetivo:

Analisar os fatores de risco e de proteção para o câncer entre os trabalhadores de uma unidade de saúde durante a pandemia de covid-19.

Método:

Estudo transversal com aplicação de questionário em 138 trabalhadores de saúde envolvendo o perfil dos participantes e a prevalência de tabagismo, prática de exercícios físicos, consumo de bebidas alcoólicas, sucos artificiais/refrigerantes, verduras/legumes e frutas. Os dados foram apresentados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

A prevalência de tabagismo foi de 4,3% entre os 138 entrevistados. O consumo de bebidas alcoólicas e de sucos artificiais/refrigerantes correspondeu a 46% e 53%, respectivamente, com maior frequência do consumo na faixa etária de até 40 anos (p=0,005). A prevalência do consumo de verduras/legumes foi de 99,3% e de frutas foi de 94%. Cerca de 66% dos trabalhadores realizavam exercícios físicos pelo menos um dia por semana. Durante a pandemia de covid-19, observou-se menor prática de exercícios físicos entre os trabalhadores de saúde entrevistados.

Conclusão:

O monitoramento dos fatores de risco e de proteção para o câncer é determinante para estilos de vida saudáveis. A melhora da qualidade de vida dos trabalhadores de saúde é fundamental para a prestação qualificada de serviços, sobretudo no Sistema Único de Saúde (SUS)
Biblioteca responsável: BR440.1