Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Proceso de toma de decisión de la vasectomía desde la teoría fundamentada / Vasectomy decision-making process from grounded theory / Processo de tomada de decisão sobre vasectomia a partir da teoria fundamentada

Izurieta-Soto, Maribel; García-Solano, Beatriz.
Rev. cienc. cuidad ; 20(2): 8-19, 2023.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-1517617

Objetivo:

Descrever o processo de tomada de decisão para a aceitação ou rejeição da vasec-tomia na perspectiva de homens mexicanos.

Método:

Estudo qualitativo, exploratório, com metodologia de teoria fundamentada, a amostra foi de 17 homens; as informações foram co-letadas por meio de entrevista semiestruturada, análise artesanal.

Resultados:

A codificação inicial gerou 130 códigos, foram encontrados 58 códigos focais, que deram origem a 8 códi-gos axiais. A codificação teórica gerou 3 códigos teóricos escopo da informação; dualidade na tomada de decisão para vasectomia; factores para a tomada de decisão de vasectomia. A categoria central denominou o processo decisório para a aceitação ou rejeição da vasectomia. Discussão Esta investigação suscita questões que focam mais no processo de tomada de decisão dos homens, para uma melhor compreensão deste processo e, eventualmente, melhor direcionar os programas de promoção da vasectomia, intervenções e políticas públicas de acordo com a realidade que os homens vivem.

Conclusão:

Os homens passam por um pro-cesso "complexo, cheio de altos e baixos" para poder tomar a decisão de fazer a vasectomia ou rejeitá-la
Biblioteca responsável: CO648.1