Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prazer e sofrimento de profissionais de enfermagem que atuam em emergência pediátrica / Placer y sufrimiento de profesionales de enfermería que actúan en emergencia pediátrica / Pleasure and suffering of nursing professionals working in pediatric emergency

Imlau, Jaqueline; Parize, Paula Eduarda; Kolhs, Marta; Guimarães, Andrea Noeremberg; Ferraz, Lucimare; Tomasi, Yaná Tamara.
Rev. baiana enferm ; 37: e52678, 2023. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1529679

Objetivo:

identificar as situações de prazer e sofrimento em profissionais de enfermagem de um serviço de emergência.

Método:

estudo qualitativo, realizado com profissionais da equipe de enfermagem de um hospital pediátrico de Santa Catarina, Brasil. A produção de informações ocorreu em 2021 por meio de entrevista semiestruturada e a interpretação dos resultados seguiu os passos da análise de conteúdo.

Resultados:

as fontes de prazer no trabalho foram melhora da saúde da criança, identificação com a atividade que exerce, reconhecimento no trabalho e trabalho em equipe. No sofrimento destacaram-se sobrecarga de trabalho, agravamento da doença da criança, espaço físico inadequado, organização do trabalho centrado no gestor e dificuldade de relacionamento entre colegas. Considerações finais o reconhecimento dos fatores geradores de prazer e sofrimento e as estratégias de defesas possibilitam buscar respostas que permitam ao profissional de enfermagem manter seu ambiente de trabalho produtivo e menos desgastante.
Biblioteca responsável: BR342.1