Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estresse e qualidade de vida em docentes universitários / Stress and quality of life in university professors / Estrés y calidad de vida en profesores universitarios

Mendes, Rolando Rodrigues; Castro, Jhenyffer LauanyAmaral de; Araújo, Millena de Carvalho Gonçalves; Silva, Marcos Vinícius Monteiro Da; Ferreira, Marcus Vinícius Ribeiro; Silva, Rodrigo Marques da.
REVISA (Online) ; 13(1): 32-44, 2024.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1531676

Objetivo:

analisar o nível de estresse e qualidade de vida em docentes universitários segundo a literatura científica.

Método:

foi realizada uma revisão bibliográfica cujos dados foram coletados no período compreendido entre fevereiro de 2023 e março de 2023, utilizando-se como fontes a biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e as bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências Sociais e da Saúde (LILACS), Bases de Dados em Enfermagem (BDENF) e PubMed.

Resultados:

Entre os fatores estressores, destacam-se a alta carga de trabalho, a falta de reconhecimento, a pressão por publicações e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Esses fatores podem afetar negativamente a saúde física e psicológica dos docentes, bem como sua vida pessoal, comprometendo seu bem-estar e sua satisfação profissional. Por outro lado, a revisão bibliográfica também apontou programas de intervenção que visam reduzir o estresse e promover a qualidade de vida dos docentes universitários, baseados em estratégias de prevenção, coping e apoio social.

Conclusão:

é fundamental compreender a relação entre estresse e qualidade de vida em docentes universitários, bem como desenvolver estratégias que possam minimizar o impacto do estresse e melhorar o bem-estar desses profissionais
Biblioteca responsável: BR2040.1