Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Você está pensando, refletindo, analisando o que você vê e o que você faz o tempo todo: percepção de residentes de Medicina de Família e Comunidade sobre vídeo feedback / You are thinking, reflecting, analysing what you see and what you do all the time: perception of General Practice trainees about video feedback / Estás pensando, reflexionando, analizando lo que ves y lo que haces todo el tiempo: percepción de los residentes de Medicina Familiar y Comunitaria sobre vídeo feedback

Campos, Carlos Frederico Confort; Taissun, Nicolle.
Rev. Bras. Med. Fam. Comunidade ; 19(46): 3928, 20241804.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1552244

Introdução:

A comunicação é reconhecida como uma habilidade central por vários órgãos reguladores internacionais da educação médica. O ensino específico de habilidades de comunicação é fundamental para melhorar a comunicação dos médicos. As técnicas experienciais mostraram superioridade em comparação com os modelos tradicionais. A utilização de consultas reais ajuda os estudantes a visualizar melhor as suas competências de entrevista e a refletir sobre elas. Com os avanços da tecnologia, o uso de consultas médicas gravadas em vídeo tornou-se a abordagem padrão para o ensino da comunicação. No entanto, a eficácia dessa técnica depende do envolvimento ativo dos estudantes. As suas contribuições e comentários dos pares sobre a consulta gravada são essenciais para a aprendizagem. Contudo, a perspectiva do estudante sobre a utilidade dessa abordagem educativa recebeu pouca atenção.

Objetivos:

Compreender a percepção da aprendizagem dos residentes de medicina de família e comunidade resultante da atividade de vídeo feedback na sua formação profissional.

Métodos:

Estudo exploratório, qualitativo, realizado com residentes do primeiro ano de medicina de família e comunidade de um programa de residência estabelecido em São Paulo, Brasil. Os participantes foram entrevistados após as sessões educativas, que foram analisadas por meio de análise temática reflexiva.

Resultados:

A autopercepção de sua prática, o aprendizado de habilidades de comunicação e os ganhos afetivos foram identificados pelos participantes como pontos de aprendizado derivados da atividade de vídeo feedback. Além disso, sobre o aprendizado de habilidades específicas de comunicação, eles mencionaram comunicação não-verbal e verbal, conexões entre teoria e prática, estrutura de consulta e oportunidades para cristalizar conhecimentos. Os ganhos afetivos incluíram sentir-se parte de um grupo, melhora da autoestima, superação de inseguranças, percepção de consultas mais efetivas, reforço do gosto pelo trabalho e reconhecer a necessidade de mais aprendizado.

Conclusões:

Os ganhos de aprendizagem identificados em nosso estudo levaram a uma experiência de humanidade compartilhada, que permite aos participantes serem mais efetivos técnica e afetivamente com seus pacientes. Além disso, identificamos que a atividade educativa de vídeo feedback pode ser utilizada para outros possíveis fins educacionais além do ensino da comunicação.
Biblioteca responsável: BR1931.9