Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factors associated with the representativeness of the transformation zone in cytopathological cervical tests / Fatores associados à representatividade da zona de transformação em exames citopatológicos do colo uterino / Factores asociados a la representatividad de la zona de transformación en exámenes de citopatología del cuello uterino

Gasparin, Vanessa Aparecida; Pitilin, Érica de Brito; Bedin, Rafaela; Metelski, Fernanda Karla; Geremia, Daniela Savi; Filho, Claudio Claudino da Silva.
Cogit. Enferm. (Online) ; 21(2): 01-09, Abr.-Jun. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-680
Objetivou-se analisar os fatores associados à representatividade da Zona de Transformação em exames citopatológicos para controle do câncer do colo do útero.Trata-se de um estudo retrospectivo de caráter quantitativo realizado por meio das análises dos exames citopatológicos registrados no Sistema de Informação do Câncer em 2014. A amostra final resultou em 1.157 laudos. Para a análise dos dados foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences. Do total de exames, 96,88% foram realizados para o controle e rastreamento da doença e 24,3% não apresentaram a zona de transformação. Os fatores que influenciaram a representatividade da zona de transformação foram idade entre 25 a 64 anos, uso de contraceptivo oral, terapia de reposição hormonal e epitélio metaplásico. Tais fatores podem ser considerados facilitadores para a captação de uma amostra satisfatória com a possível diminuição de resultados falso-negativos, o que acarretaria o retardo do tratamento precoce do câncer do colo uterino (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9