Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados às alterações cérvico-uterinas de mulheres atendidas em um município polo do oeste catarinense / Factores asociados a anomalías cérvico-uterinas en mujeres asistidas en una ciudad polo en el oeste de Santa Catarina / Factors associated to uterine-cervix changes in women assisted in a pole town in western Santa Catarina

Bedin, Rafaela; Gasparin, Vanessa Aparecida; Pitilin, Érica de Brito.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(1): 167-174, jan.-mar. 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-836322

Objetivo:

identificar as alterações cérvico-uterinas nos exames citopatológicos e seus fatores associados.

Métodos:

Estudo retrospectivo realizado pela análises dos exames citopatológicos registrados no Sistema de Informação do Câncer no sul do país em 2014. A amostra final resultou em 1.157 laudos. Para a análise dos dados foi utilizado o software SSPP. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal da Fronteira Sul sob CAAE nº 46421815.0.0000.5564.

Resultados:

Predominou nas amostras o slactobacilos como agentes microbiológicos e a Gardnerella vaginalis como agente infeccioso. O colo uterino alterado, a presença de células metaplásicas associado ao diagnóstico de metaplasia foi prevalente nas mulheres de 25 a 34 anos. As inflamações (18,9%), seguido dos achados citológicos (11,8%), foram as alterações mais frequentes.

Conclusão:

Associaram-se ao risco de ocorrência das alterações celulares idade entre 25 a 64 anos, uso da pílula anticoncepcional, Terapia de Reposição Hormonal e epitélio metaplásico.
Biblioteca responsável: BR1208.1