Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Organizational strategy for the development of nurses' competences: possibilities of Continuing Education in Health / Estrategia organizacional para el desarrollo de competencias de enfermeros: posibilidades de Educación Permanente en Salud / Estratégia organizacional para o desenvolvimento de competências de enfermeiros: possibilidades de Educação Permanente em Saúde

Mello, Amanda de Lemos; Brito, Lana Jocasta de Souza; Terra, Marlene Gomes; Camelo, Silvia Henriques.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 22(1): e20170192, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-891754
RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre Educação Permanente em Saúde como estratégia organizacional para o desenvolvimento de competências de enfermeiros.

Método:

Estudo teórico-reflexivo, de entrelaçamento das concepções de Educação Permanente em Saúde, estratégia organizacional e competência profissional, compreendidos como elementos-chave para a atuação dos enfermeiros nos serviços de saúde.

Resultados:

Para aprender a viver juntos é preciso existir conhecimento em relação aos outros, sua história e tradições. No aprender a fazer, a pessoa adquire competência mais ampla para lidar com situações inesperadas e facilitar o trabalho em equipe. Em aprender a ser instiga o sujeito para adquirir autonomia e discernimento, em prol de um coletivo.

Conclusão:

Se o foco for no desenvolvimento e não no controle, há interesse conciliado e um modelo integrado e estratégico para que as competências dos enfermeiros sejam desenvolvidas. O desenvolvimento de competências nos enfermeiros embasa as Trilhas de Aprendizagem como possibilidade de operacionalizar a Educação Permanente em Saúde.
Biblioteca responsável: BR442.1