Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality of life of elderly people living with HIV/AIDS in outpatient follow-up / Calidad de vida de ancianos viviendo con VIH/SIDA en acompañamiento ambulatorial / Qualidade de vida de idosos vivendo com HIV/aids em acompanhamento ambulatorial

Caliari, Juliano de Souza; Reinato, Lilian Andreia Fleck; Pio, Daiana Patrícia Marchetti; Lopes, Letícia Pimenta; Reis, Renata Karina; Gir, Elucir.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.1): 513-522, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-898518
RESUMO

Objetivo:

Analisar os fatores relacionados com a qualidade de vida de idosos vivendo com HIV/aids.

Método:

Estudo transversal realizado com pessoas de idade igual ou superior a 50 anos em um ambulatório especializado. A coleta de dados foi por meio de entrevista. Para a análise dos dados e caracterização da amostra, utilizou-se da estatística descritiva e testes de comparação. O projeto atendeu às exigências éticas.

Resultados:

Participaram 81 usuários de 50 a 75 anos, cuja média foi 57,8 (±6,1) anos, sendo 71,6% homens. Houve relação estatisticamente significante com a qualidade de vida, as seguintes variáveis sexo, filhos, ocupação, religião, tempo de diagnóstico, exposição ao HIV, efeitos adversos, interrupção do tratamento, contagem de carga viral, internação, dependência para atividades diárias e uso de drogas.

Conclusão:

Os resultados sugerem que o déficit de qualidade de vida não está ligado apenas às mudanças físicas, mas às angustias e ao estigma relacionado ao HIV/aids.
Biblioteca responsável: BR1.1