Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Participação do homem no planejamento reprodutivo: revisão integrativa / La participacion masculina en ma planificación reproductiva: una revision integrativa / Male participation in reproductive planning: an integrative review

Nogueira, Isabela Lima; Carvalho, Simone Mendes; Tocantins, Florence Romijn; Freire, Mary Ann Menezes.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 10(1): 242-247, jan.-mar. 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-908414
O planejamento reprodutivo ou familiar foi uma grande conquista para a população. Porém, ainda que o planejamento reprodutivo seja um espaço para homens e mulheres, é visível que o maior público de participação presente são as mulheres.

Objetivo:

Descrever o conhecimento científico sobre a participação do homem no planejamento familiar.

Método:

Revisão integrativa realizada na LILACS, BDENF e IBECS. Foram encontradas treze publicações que atenderam aos critérios de inclusão.

Resultados:

O comando da mulher sobre a própria fecundidade é considerado um dos grandes alicerces do processo de empoderamento, recaindo, consequentemente, sobre o ser feminino as decorrências de uma possível gravidez indesejável.

Conclusão:

Partindo do pensamento que a concepção é resultado natural e sexual entre homem e mulher, é imprescindível que continuemos a trabalhar isso em todos os espaços de ações educativas, principalmente no planejamento reprodutivo, para que possamos construir a igualdade de gênero na escolha do método contraceptivo.
Biblioteca responsável: BR1208.1