Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A qualitative socio-ecological characterization of the plague threat at Hermelinda Market, La Libertad, Peru / Caracterización socioecológica cualitativa de la amenaza de peste en el mercado La Hermelinda, Departamento de La Libertad Perú / Caracterização socioecológica qualitativa do risco de ocorrência da peste no Mercado Hermelinda, La Libertad, Peru

Rivière-Cinnamond, Ana; Santandreu, Alain; Gonzalvez, Guillermo; Luján, Anita; Noriega, Marilú; Quiroz, John Omar Espinoza; Carpio, Yesenia; Gabastou, Jean-Marc.
Rev. panam. salud pública ; 41: e107, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-961630
RESUMO Objetivo Identificar 1) os principais determinantes da circulação persistente de Yersinia pestis e o risco associado de ocorrência da peste no Mercado Hermelinda, um grande mercado de produtos agrícolas no município de Trujillo, La Libertad, Peru, e as principais medidas adotadas para enfrentar esta situação, segundo a percepção dos interessados diretos locais, 2) o nível de percepção do risco de ocorrência da peste entre os atores locais e 3) as ações recomendadas para eliminar o risco de ocorrência da peste no mercado. Métodos Foi desenvolvida uma estrutura conceitual formada pela combinação de um enfoque de determinantes sociais, um enquadramento complexo de reflexão sistêmica e uma perspectiva de gestão do conhecimento. Foi conduzido um protocolo qualitativo de quatro etapas (revisão literária, mapeamento de interessados diretos, 37 entrevistas semiestruturadas e codificação/análise). Na quarta etapa, os dados coletados nas entrevistas semiestruturadas foram codificados para oito variáveis de determinantes sociais da saúde (DSS) e analisados com o programa ATLAS.ti®. Uma análise de categorias emergentes foi realizada para identificar os níveis de percepção de risco. Resultados A partir da análise segundo as variáveis de DSS, os três principais determinantes do risco de ocorrência da peste no Mercado Hermelinda foram 1) governança local (município de Trujillo), 2) infraestrutura e serviços básicos e 3) cultura local. Segundo a mesma análise, as medidas adotadas com maior frequência para evitar a peste foram 1) infraestrutura e serviços básicos, 2) vigilância social e 3) comunicação. A análise de categorias emergentes indicou que o nível de percepção local do risco de ocorrência era baixo, sendo que a maioria dos dados apontou como causa hábitos de vida anti-higiênicos ("naturalizados") e falta geral de consciência da doença anterior às preocupações de saúde relacionadas com a peste no mercado. Conclusões Os resultados do estudo indicam que a circulação persistente de Yersinia pestis no Mercado Hermelinda não é simplesmente uma questão técnica, sendo mais um problema administrativo e cultural. Verificou-se que a governança local é um dos principais fatores para a persistência desta ameaça à saúde pública e os esforços futuros devem visar o planejamento intersetorial sustentável e a educação. Medidas adotadas exclusivamente pelo setor da saúde e a melhoria da infraestrutura e serviços básicos por si só não serão suficientes para reduzir o risco de ocorrência da peste no mercado.
Biblioteca responsável: BR1.1