Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da aplicabilidade da versão portuguesa de um questionário de competências para enfermeiros hospitalares / Evaluación de la aplicabilidad de la versión portuguesa de un cuestionario de competencias para los enfermeros hospitalarios / Applicability assessment of the portuguese version of a competency questionnaire for hospital nurses

Henriques, Silvia Helena; Soares, Mirelle Inácio; Leal, Laura Andrian.
Texto & contexto enferm ; 27(3): e2140017, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), RHS | ID: biblio-962965
RESUMO

Objetivo:

realizar avaliações psicométricas da versão adaptada do Competence Evaluation Questionnaire para enfermeiros brasileiros no contexto hospitalar, avaliando a confiabilidade da estrutura interna desta versão.

Método:

trata-se de um estudo metodológico, no qual a amostra constituiu-se de 273 enfermeiros pertencentes a duas instituições hospitalares públicas. O instrumento é composto por 27 itens distribuídos em cinco domínios de competências. Para validade de constructo da versão adaptada do instrumento, verificou-se Alpha de Cronbach, Análise Fatorial Confirmatória e Exploratória e calculado novamente o Alpha de Cronbach dos domínios do instrumento, a fim de validar seu novo arranjo estrutural.

Resultados:

foi verificado Alpha de Cronbach total de 0,923 e por domínios variando de 0,397 (Gerenciamento) a 0,833 (Processo de enfermagem). Na análise fatorial foram encontrados valores de Índice de Ajuste Comparativo e Índice de Tucker-Lewis, respectivamente, 0,808 e 0,783, demonstrando valores aceitáveis e próximos do ideal. Na análise fatorial exploratória, o índice de Kaiser-Meyer-Okin foi de 0,918 e o teste de esfericidade de Bartlett teve valor p<0,00, ocorrendo uma nova disposição estrutural do instrumento que posteriormente se pode confirmar a consistência interna dos novos domínios variando de 0,732 a 0,845 e, portanto, todos os valores consistentes.

Conclusão:

a versão para o português brasileiro do Questionário de Avaliação de Competências ficou composta por 27 itens agrupados aos domínios a que pertencem obedecendo aos critérios da Análise Fatorial exploratória realizada, revelando-se instrumento adequado, válido e confiável.
Biblioteca responsável: BR1.1