Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aula simulada no ensino de ações de enfermagem na intubação / Simulated classroom in the teaching of nursing actions in intubation

Alves, Mateus Goulart; Morais, Cinthia Cristina de Paulo; Oliveira, Jozekeli Maia de; Silva, Aline Teixeira; Pereira, Vanessa Oliveira Silva; Dalri, Maria Celia Barcellos.
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(3): 592-598, mar. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-966768

Objetivo:

avaliar o uso da aula simulada para o ensino de ações de Enfermagem na intubação traqueal.

Método:

estudo quantitativo, quase experimental, tipo pré e pós-teste, realizado com 26 profissionais de Enfermagem dos serviços de urgência e emergência utilizando um questionário com 12 questões de múltipla escolha, baseado nas diretrizes do Pre-Hospital Trauma Life Support, aplicado antes e depois da aula simulada. Os dados coletados foram analisados por frequência simples e apresentados em tabelas.

Resultados:

verificou-se predominância do sexo feminino (73%), idade entre 20-39 anos (77%), categoria de técnicos de Enfermagem (50%), um a cinco anos de formação (46%), atuantes em intubação traqueal (77%) e sem capacitação periódica (81%). Verificou-se que 81% possuíam conhecimento sobre intubação traqueal e, após a estratégia de ensino, por meio de aula simulada, 98% ampliaram seus conhecimentos.

Conclusão:

a aula simulada é uma estratégia efetiva para o ensino de profissionais de Enfermagem sobre ações na intubação traqueal contribuindo para o avanço do conhecimento científico.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1