Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conocimientos y prácticas sobre métodos de planificación familiar en adolescentes escolarizados de Cartagena-Bolívar / Knowledge and practices of family planning methods of school adolescents from Cartagena-Bolivar / Conhecimentos e práticas sobre métodos de planejamento familiar em adolescentes educados na cidade de Cartagena, Bolívar

Del Toro Rubio, Moraima; Ruidiaz Gómez, Keydis Sulay; Barrios Puerta, Zorayda.
Rev. cienc. cuidad ; 15(2): 24-37, 2018.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-980971

Introdução:

Na Colômbia se capacitam os casais, mulheres chefes de família e jovens adolescentes sobre os benefícios do planejamento familiar, com o objeto de obter uma vida sexual segura e satisfatória, de tal maneira que se tenha consciência com o fim de decidir em que momento e frequência se consegue a procriação.

Objetivo:

Identificar o conhecimento e a prática que tem sobre métodos de planejamento familiar os alunos de uma Instituição Educativa na cidade de Cartagena, Bolívar.

Materiais e Métodos:

Estudo descritivo, transversal e correlacional. A amostra esteve conformada por 229 alunos (nona série do ensino fundamental 38,9%, primeira seria de ensino médio 33,6% e segunda série do ensino médio 27,4%), selecionada de maneira aleatória simples; utilizou-se a pesquisa de medição de conhecimentos e práticas sobre métodos de planejamento familiar.

Resultados:

A idade oscilou entre 16 e 18 anos e correspondeu ao 51,1 % dos alunos. Estiveram distribuídos como segue homes 47,6 %, mulheres 52,4 %, solteiros 82,1 %, urbanos 82,1 %, que moram com a mãe 81,7 % e que falam de planejamento familiar com a mãe 61,8%. Conhecem sobre métodos anticoncepcionais (94,8%), tem recebido informação de seu uso (92,1%), na escola (39,3%) e na família (14,4%). Por outra parte, indicaram que o método que consideram previne a gravidez e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é a camisinha (86%), e que no primeiro relacionamento sexual a gravidez pode ocorrer (71,2%). Do mesmo modo, por vergonha ou constrangimento não solicitam informação sobre os métodos anticoncepcionais (51,5%), alguns não tem tido seu primeiro relacionamento sexual (50,7%); também manifestaram que o primeiro método de planejamento familiar empregado foi a camisinha (67%). A maior informação sobre conhecimentos, práticas e aspectos sociodemográficos se relacionou entre si (p < 0,05).

Conclusões:

O conhecimento, as práticas e as diversas características sociodemográficas repercutem em muitos aspectos da saúde sexual e reprodutiva destes alunos.
Biblioteca responsável: CO648.1