Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Política pública nacional de salud bucodental del Paraguay 2009-2018 / National oral health policy of Paraguay, 2009-2018 / National oral health policy of Paraguay, 2009-2018

Caballero García, Cristina Raquel; Giménez de Chamorro, Concepción Elizabeth; Flores Alatorre, Francisco.
Univ. odontol ; 38(80): 1-30, 2019. ilus, tab
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-994782
Antecedentes A Política Pública Nacional de Saúde Oral "Pelo Direito ao Sorriso de Volta" foi iniciada no marco da reforma de saúde de 2008, direcionada a um sistema de saúde baseado na Atenção Primária à Saúde.

Objetivo:

Analisar o processo de desenvolvimento e implementação da Política Pública Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde Pública e do Bem-Estar Social do Paraguai (MPHSW) 2009-2018. Análise de políticas A experiência do Paraguai é exposta usando o quadro de referência proposto pela Organização Mundial de Saúde para a elaboração de políticas de SBD. Descreve-se o processo dinâmico de formulação da política, que inclui o contexto do Sistema Único de Saúde, a identificação da necessidade, as estratégias de intervenção implementadas, os pilares que a apoiaram, sua avaliação, desafios e conquistas.

Conclusões:

O estabelecimento da Política Pública Nacional de Saúde Bucal do MSPBS 2009-2018, conseguiu posicionar a saúde bucal na agenda pública do país, colocando-a em um assento privilegiado, nunca antes alcançado dentro da Instituição. Sua consolidação exigiu uma profunda reestruturação do programa, bem como a implementação de várias linhas de ação, cujas avaliações permitiram visualizar um fortalecimento na prestação de serviços e um impacto positivo na saúde bucal da população.
Biblioteca responsável: CO185.1