Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Y si no fuera por el hueso: escritura autoetnográfica de un hombre y enfermero / E se não fosse pelo osso: escrita autoetnográfica de um homem e uma enfermeira / And if it wasn't for the bone: autoethnographic writing of a man and a nurse

Lovera Montilla, Luis Alexander.
Cult. cuid ; 25(61): 43-63, Dic 16, 2021.
Artigo em Espanhol | IBECS (Espanha) | ID: ibc-217199
Refletir a partir da experiência vivida, por meio dela construir conhecimento, foi essencialpara tecer este texto. Que é um pedaço da minha pesquisa de doutorado.

Objetivo:

Descrever eanalisar simultaneamente os aspectos familiares, profissionais e pessoais, subsumidos em umaestrutura social.

Método:

A partir da metodologia autoetnográfica, pretendo abordar a pesquisa ea escrita, buscando descrever e analisar sistematicamente uma experiência pessoal paracompreender a experiência cultural. Uso a narração em camadas para mostrar uma experiênciadialética, onde aparecem diferentes vozes reflexivas que produzem e interpretam o texto.

Resultados:

emergiram questões a relação com o meu pai, o machismo familiar e o contexto ondeme mudei, a pedagogia da dor, a assimetria do poder, estas duas últimas que correspondem,segundo o que foi narrado e testemunhado por mim, a um encaixado estrutura do conhecimentoem um sistema patriarcal, enraizado e perpetuado desde a família até o social, passando pelainstituição do conhecimento, a universidade.

Conclusão:

a Autoetnografia é uma metodologia depesquisa que focaliza a atenção na própria experiência. O que, neste caso, se refere à construçãodo conhecimento a partir da minha posição de enfermeira e de homem.(AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: ES15.1 - BNCS