Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Concepções do trabalhador de enfermagem sobre drogas: a visibilidade dos riscos / Concepciones del trabajador de enfermería sobre drogas: la visibilidad de los riesgos / Conceptions of drugs by nursing workers: visibility of risks

Martins, Elizabeth Rose Costa; Zeitoune, Regina Célia Gollner; Francisco, Marcio Tadeu Ribeiro; Spindola, Thelma; Marta, Cristiano Bertolossi.
Rev. enferm. UERJ ; 17(3): 368-372, jul.-set. 2009.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-538994
O estudo tem como objeto o uso de substâncias psicoativas pelos trabalhadores de enfermagem, tendo como objetivos descrever as concepções dos profissionais de enfermagem sobre drogas e discutir suas percepções sobre os riscos de seu consumo e sua relação com o trabalho. Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 40 trabalhadores de enfermagem de clínica médica de um hospital universitário, no Município do Rio de Janeiro, em 2005 e 2006. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que os sujeitos concebem de forma natural e aceitável o uso de drogas lícitas. Conceber o consumo de drogas como solução para alívio de problemas do âmbito familiar e do trabalho parece constituir-se uma banalização do uso de drogas, pois se sabe que seus efeitos são prejudiciais à saúde, à família, ao trabalho e à sociedade.
Biblioteca responsável: BR1366.1