Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Recomendações para a abordagem de dor musculoesquelética crônica em unidades básicas de saúde / Recommendations for the chronic musculoskeletal pain management in primary health care

Camargo Neto, Aristeu de Almeida; Motta, Cléber de Moraes; Senger, Maria Helena; Martinez, José Eduardo.
Rev. Soc. Bras. Clín. Méd ; 8(5)set.-out. 2010.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-561606
JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

A dor crônica é considerada um problema global que envolve sofrimento desnecessário, incapacidade progressiva e custo socioeconômico relevante. Observou-se que a dor musculoesquelética é uma das principais causas de encaminhamento para o nível de atenção secundário. Dessa forma, o grupo responsável por essa constatação propõe o estabelecimento de recomendações baseadas em evidências científicas com o intuito de capacitar os médicos do setor primário no atendimento dessa síndrome e reduzir a necessidade desses encaminhamentos. O objetivo deste estudo foi propor recomendações para o tratamento de dor musculoesquelética crônica em unidades básicas de saúde. CONTEÚDO O tratamento da dor crônica é sintomático e objetiva melhora e/ou manutenção da função locomotora e da qualidade de vida. Para realização adequada do tratamento, deve-se levar em conta o diagnóstico de base, tratamento farmacológico (analgésicos, anti-inflamatórios, opioides fracos e medicamentos adjuvantes - antidepressivos e anticonvulsivantes) e não farmacológico (educação em saúde, prática de exercícios físicos, fisioterapia e acupuntura).

CONCLUSÃO:

As diretrizes/recomendações propostas foram consideradas adequadas para o tratamento da dor musculoesquelética crônica e deverão ser submetidas à avaliação clínica na prática.
Biblioteca responsável: BR33.1