Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação entre o manovacuômetro nacional e o importado para medida da pressão inspiratória nasal / Comparison between a national and a foreign manovacuometer for nasal inspiratory pressure measurement

Severino, Fernanda G; Resqueti, Vanessa R; Bruno, Selma S; Azevedo, Ingrid G; Vieira, Rudolfo H. G; Fregonezi, Guilherme A. F.
Braz. j. phys. ther. (Impr.) ; 14(5): 426-431, Sept.-Oct. 2010. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-570723
CONTEXTUALIZAÇÃO: A medida da pressão inspiratória nasal, conhecida como sniff teste, desenvolvida como um novo teste de força muscular inspiratória, utilizada principalmente em doenças neuromusculares, é de fácil realização e não invasiva. Apesar da importância clínica da avaliação da pressão inspiratória nasal, não existe um instrumento nacional disponível para realizá-la. OBJETIVOS: Comparar os manovacuômetros eletrônicos nacional e importado para a avaliação da pressão inspiratória nasal em pessoas saudáveis. MÉTODOS: Foram avaliados 18 voluntários saudáveis (idade 21,4±2,8 anos, IMC 23,4±2,5 Kg/m² , CVF 102,1±10,3 por centopred, VEF1 98,4±1 por centopred) por meio de duas medidas de pressão inspiratória nasal em dois equipamentos diferentes: um nacional e outro importado. Todos os sujeitos realizaram a manobra no mesmo horário do dia, em dias ocasionais, sendo a ordem determinada aleatoriamente. Para análise estatística, foi utilizado o teste t pareado, a correlação de Pearson e o Bland-Altman com nível de significância de 5 por cento. RESULTADOS: As médias encontradas durante as duas medidas das pressões nasais foram de 125±42,4 cmH2O para o aparelho importado e de 131,7±28,7 cmH2O para o nacional. A análise de Pearson demonstrou uma correlação significativa entre as médias, com um coeficiente r=0,63. Os valores médios não apresentaram diferenças significativas pelo teste t pareado (p>0,05). Na análise de Bland-Altman, encontrou-se um BIAS igual a 7 cm H2O, desvio-padrão de 32,9 cmH2O para o DP e um intervalo de confiança de -57,5 cmH2O até 71,5 cmH2O. CONCLUSÃO: Os resultados encontrados sugerem que o manovacuômetro eletrônico nacional é viável e seguro para realização do sniff teste em sujeitos saudáveis.
Biblioteca responsável: BR1.1