Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autism spectrum disorder and celiac disease: no evidence for a link / Transtorno autístico e doença celíaca: sem evidências de associação

Batista, Icaro Camargo; Gandolfi, Lenora; Nobrega, Yanna Karla Medeiros; Almeida, Rodrigo Coutinho; Almeida, Lucas Malta; Campos Junior, Dioclécio; Pratesi, Riccardo.
Arq. neuropsiquiatr ; 70(1): 28-33, Jan. 2012. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-612660

OBJETIVO:

Avaliar a possível associação entre doença celíaca (DC) e/ou sensibilidade ao glúten (SG) e transtorno do espectro autista (TEA).

MÉTODOS:

Ocorrências de DC foram determinadas em um grupo de crianças e adolescentes afetados pelo TEA e a ocorrência d TEA foi avaliada em um grupo de pacientes com DC comprovada por biópsia. Para detectar a possível existência de SG, foram determinados níveis de anticorpos antigliadina em pacientes com TEA e comparados ao grupo de crianças sem a doença celíaca.

RESULTADOS:

A prevalência de DC ou SG não foi maior no grupo de pacientes com TEA quando comparada a grupos de indivíduos originários da mesma região geográfica. De modo similar, a prevalência do TEA não foi maior ao ser comparada ao grupo de pacientes com DC.

CONCLUSÃO:

Não houve associação estatisticamente demonstrável entre DC ou SG e TEA. Consequentemente, não são justificáveis, no momento, exames de rotina para detecção de DC ou SG em pacientes com TEA.
Biblioteca responsável: BR1.1