Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Partner's participation in family planning from a feminine perspective: a descriptive study / Participación del compañero en la planificación familiar bajo la óptica femenina: estudio descriptivo / Participação do companheiro no planejamento familiar sob a ótica feminina: estudo descritivo

Silva, Graciela Souza da; Landerdahl, Maria Celeste; Langendorf, Tassiane Ferreira; Padoin, Stela Maris de Mello; Vieira, Letícia Becker; Anversa, Elenir Terezinha Rizzetti.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-702946

Objetivo:

descrever como as mulheres percebem a participação do companheiro no planejamento familiar.

Método:

pesquisa qualitativa descritiva, com etapa de campo desenvolvida no período de abril a junho de 2012 por meio de entrevista semiestruturada com oito mulheres, tendo como cenário uma Unidade Básica de Saúde num município no Sul do Brasil. Foi desenvolvida análise temática de Minayo.

Resultado:

os dados foram organizados em duas categorias o casal realiza um acordo sobre o momento de ter filhos e a mulher se responsabiliza pela anticoncepção. Discussão a participação do companheiro se dá pelo apoio emocional e afetivo à mulher, pela ajuda no cuidado com os filhos e pelo provimento de recursos financeiros. O homem tem menor participação nas atividades de anticoncepção.

Conclusão:

a assistência no planejamento familiar necessita incluir os homens, fornecendo subsídios para sua participação ativa e reconhecimento do casal e da família como unidade de cuidado.
Biblioteca responsável: BR1342.1