Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Stress, coping and presenteeism in nurses assisting critical and potentially critical patients / Estrés, coping y presentismo en enfermeros que asisten a pacientes críticos y potencialmente críticos / Estresse, coping e presenteísmo em enfermeiros que assistem pacientes críticos e potencialmente críticos

Umann, Juliane; Guido, Laura de Azevedo; Silva, Rodrigo Marques da.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 48(5): 891-898, 10/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-730672
Objetivo Verificar as associações entre estresse, Coping e presenteísmo em enfermeiros atuantes na assistência direta a pacientes críticos e potencialmente críticos.
 Método Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, realizado entre março e abril de 2010 com 129 enfermeiros hospitalares. Utilizou-se o Inventário de estresse em enfermeiros, Escala de Coping Ocupacional e Questionário de Limitações no Trabalho. Para a análise, aplicaram-se os testes Kolmogorov-Smirnov, coeficiente de correlação de Pearson e Spearman, Qui- Quadrado e o Teste T. Resultados Observou-se que 66,7% dos enfermeiros apresentaram baixo estresse, 87,6% utilizam estratégias de controle para o enfrentamento do estresse e 4,84% tiveram decréscimo na produtividade. Relações diretas e significativas entre estresse e produtividade perdida foram encontradas. Conclusão O estresse interfere no cotidiano dos enfermeiros e repercute na produtividade. Embora a impossibilidade de testar associações, a estratégia de controle pode minimizar o estresse, o que consequentemente contribui para a melhor produtividade do enfermeiro na assistência a pacientes críticos e potencialmente críticos.
 .
Biblioteca responsável: BR1.1