Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Da decisão aos resultados: narrativa de homens adultos acerca da vasectomia / De la decisión a los resultados: narrativa de hombres adultos sobre la vasectomía / From the decision to the results: narrative of adult men about vasectomy

Cícero, Anna Carmen Vicente Fernandes Peres Pereira; Mandadori, Franciele; Marcon, Sonia Silva; Barreto, Mayckel da Silva.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(4): 1372-1383, out.-nov. 2014.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-733480

Objetivo:

descrever o papel da família na opção pela vasectomia, o período de aconselhamento profissional e os resultados diante do procedimento na perspectiva de homens adultos.

Método:

investigação descritiva e exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em agosto de 2013, por meio de entrevista, com 13 homens que haviam sido submetidos à esterilização cirúrgica há, no mínimo, seis meses, em um município paranaense.

Resultados:

a família representou para os homens fator decisório na escolha pela cirurgia, pois foi descrita como suporte emocional. Apesar de o enfermeiro não ter participado do processo de aconselhamento para a realização da vasectomia, o procedimento cirúrgico e seus resultados foram descritos como satisfatórios.

Conclusão:

os enfermeiros necessitam participar mais ativamente do aconselhamento aos homens que buscam os serviços de saúde para a realização da vasectomia, e a família deve ser incluída nesse processo por constituir suporte para a decisão masculina.
Biblioteca responsável: BR1208.1