Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Preservativo feminino: dificuldades de adaptação e estratégias para facilitaro uso rotineiro / Female condoms: difficulties with adaptation and strategies to facilitate routine use / Preservativo femenino: dificultades de adaptación y estrategias para facilitar el uso rutinero

Costa, Jaqueline do Espírito Santo; Silva, Camila Daiane; Gomes, Vera Lúcia de Oliveira; Fonseca, Adriana Dora da; Ferreira, Daniele Acosta.
Rev. enferm. UERJ ; 22(2): 163-168, mar.-abr. 2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: lil-748579
Objetivou-se investigar estratégias para facilitar o uso rotineiro do preservativo feminino (PF). Pesquisa descritiva, realizada com estudantes do Programa de Pós-Graduação, formandos da Graduação em Enfermagem e seus parceiros, na Universidade Federal do Rio Grande/RS. Coletaram-se os dados entre outubro de 2012 e março de 2013, com questionário respondido anonimamente. Adotou-se o discurso do sujeito coletivo na análise e interpretação. Como vantagens destacaram a autonomia proporcionada à mulher e a dupla proteção. Como entraves, o alto custo, pouca divulgação e falta de familiaridade no manuseio. As principais estratégias apontadas foram criação de aplicador para facilitar a colocação, maior divulgação, familiaridade e envolvimento do casal na utilização do PF. Concluiu-se que os enfermeiros precisam estar capacitados para problematizar o uso e ampliar a divulgação desse método, facilitando a adoção dessa alternativa de enfrentamento de questões ligadas à saúde sexual e reprodutiva.
Biblioteca responsável: BR1366.1